Queda de Cabelos

Queda de Cabelo: o vilão na vida de homens e mulheres

 A queda de cabelo é o precursor das calvícies. Existem várias causas que podem levar a queda de cabelo. Sendo a principal delas a androgenética. Embora o processo da calvície inicia-se na puberdade, a percepção de que os cabelos estão diminuindo ocorre em uma fase mais tardia, já que é necessário que o indivíduo perca de 30% a 50% dos seus cabelos para que perceba que está ficando calvo.

A calvície afeta tanto homens quanto  mulheres. Para as mulheres é sinônimo de grande ansiedade e sofrimento emocional, porque ela ataca um dos ícones da feminilidade, os cabelos, símbolo de sensualidade e beleza.  A intensificação da queda de cabelos feminina pode ter diversas causas e intensidades.

Os quadros iniciais de queda capilar dificilmente são  evidentes e por isso as pessoas afetadas pelo problema só procuram um profissional para  tratamento quando a perda se torna evidente.Em geral um profissional capilar só é procurado quando já houve uma perda de 30% a 50% da massa capilar

Quais as principais causas da queda de cabelo em mulheres?

R: A causa mais comum, cerca  de 95% das perdas permanentes de cabelo se devem à alopecia androgenética.  Além da genética, existem várias outras causas que podem ser internas, tais como estresse, alterações hormonais,  deficiências nutricionais, doenças, medicação e inflamações no couro cabeludo. E causas externas como, a falta de higiene adequada, poluição, exposição excessiva ao sol e fumaça dos cigarros, que são de caráter cumulativo.

Quais os sinais da calvície?

R: Para saber quais os principais indícios da perda capilar, temos que observar o grau de intensidade. Quanto mais agravado, mais difícil de tratar.  Grau I - O primeiro sinal é um afinamento do cabelo, em geral na parte anterior e superior da cabeça. No começo parece que a risca do penteado vai ficando mais alargada, até que se percebe a redução do volume e um crescimento lento do cabelo;                                                                                                                    Grau II - Depois, uma rarefação acentuada, cria-se uma espécie de transparência, permitindo que se veja o couro cabeludo através do cabelo; Grau III - Os fios ficam finíssimos, frágeis, quebradiços e mais claros. Nesse estágio, a calvície já está instalada.

Em muitos casos a recuperação capilar pode ser possível com cirurgia de transplante capilar. Cada caso deve ser analisado por um profissional da área que conhece de cabelo. Existe no mercado um exame por imagem, chamado de tricoscopia ou dermatoscopia, com o qual é possível verificar a situação do cabelo e couro cabeludo. É um exame indolor, de baixo custo o qual permite ao profissional e cliente conhecer mais e melhor sobre a  situação dos cabelos e da calvície.

CLÍNICA CRM-DF : 2869

DR: HUMBERTO MORAES E SILVA

CRM-DF 17391

CRM/SP 89948

ONDE ESTAMOS

BRASILIA

CENTRO CLÍNCO SUDOESTE SHCSW SALA 209

(61) 3363-3368 | 8150-0507

RIBEIRÃO PRETO 

RUA NELIO GUIMARÃES, NR 348 – ALTO DA BOA VISTA
TEL: (16) 3620-1583 | (16) 98119-7867

ACESSO RESTRITO